Varizes no Carnaval: 4 fatores que aumentam a incidência

Chegou a época do ano em que as ruas ficam lotadas de cores e pessoas. Carnaval é época de festa e alegria. Porém, passar horas em pé atrás dos blocos causam danos terríveis as suas pernas, principalmente para quem sofre com as famosas varizes, mas sempre temos algumas dicas para você.

O que são varizes?

Varizes são veias dilatadas que perderam sua função circulatória. 

 

O sangue sai do coração pelas artérias, que se espalha pelo resto do nosso corpo, irrigando nossos tecidos com nutrientes e oxigênio que chega até nossas pernas pela ação da gravidade, mas necessita voltar ao coração para ser oxigenado novamente.

 

 

Para isso ocorra, nosso organismos apresentam alguns mecanismos para que aconteça esse retorno. Um deles é a diferença de pressão entre o tórax e abdômen, que força o sangue retornar para o coração. 

 

O segundo mecanismo é o mais importante, é o bombeamento pelos músculos da panturrilha ao caminhar.

 

As veias têm algumas válvulas que se contraem quando você caminha, e impulsiona o sangue para que retorne ao coração. Quando você fica muito tempo na mesma posição estas válvulas não são estimuladas e o sangue fica retido nas veias, inchado e causando as varizes.

 

 

Carnaval e Varizes

No Carnaval, você acaba ficando horas em pé muitas vezes sem perceber por conta da folia e festa, porém isto pode gerar grandes problemas para suas pernas

 

Listamos os 4 fatores que pioram suas varizes no carnaval

 

 

 

Ficar muito tempo em pé

Devido às horas em pé, seu sangue não consegue retornar ao coração como deveria, fazendo ficar retido nas pernas, inchando-os e piorando ainda mais os sintomas das varizes.

 

Uso de salto alto

É muito comum o uso de salto alto para os desfiles no Carnaval. 

A elevação dos tornozelos, devido uso de salto muito altos, ocorre a limitação da articulação e o encurtamento do trabalho da panturrilha, gerando o mal bombeamento de sangue. Este sangue que não conseguiu voltar para o coração, provoca a hipertensão venosa, dando origem às varizes.

 

 

Calor

Com a elevação das temperaturas há um aumento na  aparência das varizes, isto por que o calor faz com que as veias tornam-se mais dilatadas, assim deixando sua aparência mais visível e dolorida

 

É possível também o aumento de complicações, como flebite, que é uma inflamação nas veias, que quando não tratado pode-se levar a uma trombose venosa.

 

Má alimentação

O consumo de alimentos gordurosos de rápido preparo aumenta significativamente nesta época, ninguém quer perder tempo de aproveitar a maior festa do ano

Porém, estes alimentos apresentam altos valores de gorduras e sal, fazendo com que você reter mais líquidos e promovendo a desidratação e inchaço nas pernas, causando ainda mais dores e desconfortos nas pernas.

 

Aproveite o melhor desta festa sem sofrer com os danos causados pelas varizes.

 

  1. Hidrate-se sempre

  2. Procure ingerir alimentos ricos em antioxidantes que ajudam na circulação

  3. Após a festa, eleve suas pernas e faça compressas de água fria

  4. Procure evitar o uso de salto alto

Baixe agora o GUIA com DICAS EXCLUSIVAS para você curtir o carnaval sem DANOS na PELE

Baixe agora o GUIA com DICAS EXCLUSIVAS para você curtir o carnaval sem DANOS na PELE

carmelita
Sou a Carmelita! Professora aposentada com 67 anos de idade. Descobri o amor próprio e hoje amo cuidar da pele, dividindo dicas de cuidados diários que melhoram a minha autoestima
 
Open chat
1
Olá, sou a Tamyres, como posso te ajudar?
Powered by